Qual a diferença entre os cabos ópticos?
por Marcos Rodolfo | 05/02/23
Existem diversos tipos de cabos ópticos disponíveis no mercado. Cada um com as suas características para acompanhar as demandas das empresas que utilizam esse material no seu dia a dia. Mas para ter o melhor custo x benefício, é importante saber qual a diferença entre os cabos ópticos.
Segundo o portal Tecnoblog, uma pesquisa realizada pela Anatel em 2022 divulgou que a fibra óptica foi a tecnologia mais usada para distribuir a banda larga fixa no Brasil, chegando a 66%.
Para entender melhor sobre o tema, no post de hoje vamos abordar qual a diferença entre os cabos ópticos e quais benefícios cada um oferece para a sua empresa.
O que é um cabo óptico?
É importante entender que o cabo é o que envolve a fibra (Capa), podendo ser mais robustos ou mais simples de acordo com a necessidade exigida no momento da instalação.
Cada cabo possui uma especificidade e indicação. Por isso, é importante seguir as orientações para não causar prejuízos e complicações, tanto para a empresa quanto para o consumidor final.
Então, para estruturar um provedor de internet é importante seguir à risca as orientações do projeto e de cada tipo de cabo para o backbone, para o acesso e para a terminação.
Quais são os principais tipos de cabos ópticos?
Há muitas opções de cabos ópticos disponíveis no mercado. Confira os principais modelos e suas respectivas características e benefícios.
Cabo de Fibra Óptica AS
Os cabos AS, também conhecidos como cabos Autossustentados, são indicados para instalações aéreas em postes com vãos de 80 até 200 metros. Eles são altamente recomendados para as redes de backbones interurbanos, por exemplo.
No interior do cabo AS são encontrados vários tubes looses que separam as fibras em conjuntos de 4 em 4 ou de 6 em 6. Eles também possuem benefícios, tais como:
· Proteção polimérica;
· Resistência a raios UV;
· E resistência à umidade.
Cabo de Fibra Óptica ASU
Os cabos ASU significam Autossustentado de Tubo Único. Isso porque as fibras ópticas dos cabos estão em um único tubo loose no centro destes cabos, sendo que ele suporta um máximo de 24 fibras.
Os cabos ASU são altamente indicados para os vãos de 80 e 120 metros, poucos fabricantes lançaram ASU vão de 200 metros, também com proteção polimérica e resistência a raios UV. Eles são recomendados para instalações em redes metropolitanas e redes de acesso a assinantes FTTx.
Cabo de Fibra Óptica Drop Flat
O Cabo Drop Flat é um tipo de cabo específico de fibra óptica para entregar o sinal ao usuário final em uma rede FTTX.
Ele é ideal para ligar os cabos ópticos internos com os cabos ópticos externos conectados em caixas de atendimento. Ele é composto por fios de aço que permitem boa sustentaçãoe tração e também por um material que posterga as chamas em caso de incêndios LSZH.
O maior benefício deste cabo é que ele atende desde a caixa até o cliente final e não usa tube loose, podendo ter dentro do cabo Drop Flat de 1FO até 4 fibras.
Agora você já sabe qual a diferença entre os tipos de cabos ópticos. Procurando materiais e equipamentos para a sua empresa do segmento de Telecomunicações? A CDN Telecom foi criada com o objetivo de aproximar as operadoras e os provedores de internet ISPs via rádio e via fibra óptica de produtos e serviços de alta qualidade, com o preço mais justo possível.
Que tal ser um dos nossos parceiros? Entre agora mesmo em contato com a CDN Telecom e se conecte com as melhores fábricas do Brasil e os mais importantes importadores de equipamentos de Telecomunicação. CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIAILISTA